Câncer de Bexiga

O que é o Câncer de Bexiga?

A bexiga é um órgão do sistema urinário dos seres humanos, cuja função é o armazenamento e a eliminação da urina para o exterior do corpo através da uretra. Além disso, a bexiga e uretra apresentam diferenças na sua anatomia entre o sexo feminino e o masculino. Nos homens, a bexiga urinária está localizada diretamente na frente do reto. Já nas mulheres, ela está situada abaixo do útero e na frente da vagina.

O câncer de bexiga atinge as células que recobrem o órgão internamente e é classificado de acordo com a célula que sofreu alteração. Quando o câncer se limita ao tecido de revestimento da bexiga, é chamado de superficial. O câncer que começa nas células de transição pode se disseminar através do revestimento da bexiga, invadir a parede muscular e disseminar-se até os órgãos próximos ou gânglios linfáticos, transformando-se num câncer invasivo.

Sinais e Sintomas do Câncer de Bexiga

Este câncer costuma ser diagnosticado entre os 60 e 70 anos de idade. Geralmente, aparecem um ou mais tumores pequenos e superficiais próximo à mucosa de revestimento interno do órgão. O sintoma mais frequente é a presença de sangramento visível na urina, chamado hematúria, habitualmente vermelho vivo e acompanhado de sangue coagulado. 
 
A presença de hematúria não é insuficiente para o diagnóstico de câncer da bexiga, já que pode ser sintoma de outras doenças. Outros sintomas associados ao câncer de bexiga são as micções muito frequentes e as dores ao urinar (disúria). Novamente, estes sintomas também não são específicos e apenas sugerem a possibilidade de tumor. Portanto, são necessários outros exames para diagnosticar os tumores.
 
Nos vídeos abaixo, o Dr. Luís Gustavo Toledo fala mais sobre o tratamento do câncer de bexiga e de como ocorre o pós-operatório da doença. 

A prevenção é sempre o melhor remédio