No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). De acordo com estatísticas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. Mesmo assim, a parcela masculina da população nem sempre dá a devida atenção ao problema.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Ela envolve a porção inicial da uretra e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
Detectar o câncer é uma estratégia valiosa para possibilitar melhores chances de tratamento.