Hiperplasia Prostática Benigna

O que é a Hiperplasia Prostática Benigna?

A hiperplasia prostática benigna (HPB) caracteriza-se pelo aumento benigno da próstata. O crescimento dessa glândula acontece durante o envelhecimento do homem e durante toda a vida, variando de pessoa para pessoa. O crescimento é decorrente as exposições hormonais que o organismo do homem sofre durante a vida.

A HPB não é um tipo de câncer e não aumenta as chances de desenvolvimento de tumores. Entretanto, conforme a próstata aumenta, ela gradativamente pode comprimir a uretra e bloquear o fluxo de urina (obstrução urinária). Quando homens com HPB urinam, é possível que a bexiga não se esvazie completamente. 

Esta retenção urinária, se acontece por um longo período, pode gerar infecções urinárias ou até mesmo causar a paralisação dos rins. Além disso, o jato de urina pode ficar mais fraco e o homem pode sentir dificuldade para esvaziar a bexiga.

Sinais e Sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna

A hipertrofia da próstata está relacionada a alguns sintomas do trato urinário, e podem afetar muito a qualidade de vida dos homens, por interferir em atividades diárias e até mesmo no sono. Os sintomas podem incluir:
 
  • Jato de urina muito fraco ou reduzido.
  • Necessidade frequente de urinar, especialmente à noite.
  • A sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
  • Urgência de micção, a urina pode vazar antes da chegada ao banheiro.
  • Dores ao urinar e ao ejacular.

Ao perceber um ou mais sintomas, procure a ajuda de um urologista. Somente um especialista poderá dar o diagnóstico e tratamento correto para cada caso. Atualmente o Dr. Luiz Gustavo Toledo é uma referência neste setor, e é conhecido como o melhor urologista em Londrina, e região. 

Mais Vídeos:

A prevenção é sempre o melhor remédio